Visitas Técnicas

LabOceano

Data: segunda-feira após o evento (28/08), às 09h30

Ponto de encontro: ponto de ônibus do bloco H do CT

Referência: em frente à Faculdade de Letras

Vestuário: calça comprida e sapato fechado

Descrição: O Laboratório de Tecnologia Oceânica – LabOceano – faz parte do Programa de Engenharia Naval e Oceânica da COPPE/UFRJ. Com mais de 2000 projetos já realizados em convênio com a Petrobras, a COPPE/UFRJ é referência internacional em pesquisa e desenvolvimento. O LabOceano possui uma equipe técnica altamente qualificada, formada por professores, pesquisadores e engenheiros de dedicação exclusiva, alunos de mestrado e doutorado, além de profissionais e pessoal de apoio. Com equipamentos de última geração e uma infra-estrutura somente encontrada em poucos laboratórios no mundo, o LabOceano está capacitado para prestar serviços em Hidrodinâmica experimental, Hidrodinâmica computacional e em modelagem numérica de sistemas navais e oceânicos, além do desenvolvimento de projetos de pesquisa e de treinamento de pessoal.


Bayer

Data:  terça-feira após o evento (29/08), às 07h

Ponto de encontro: a ser definido

Vestuário: calça comprida, sapato fechado e blusa de manga

Descrição: A Bayer é uma organização global com competências centrais nas áreas de saúde e agricultura. Os produtos e serviços da Bayer são projetados para beneficiar a população e melhorar sua qualidade de vida. Ao mesmo tempo, o Grupo tem como objetivo criar valor através da inovação e crescimento. A Bayer é uma empresa inovadora com uma história de mais de 150 anos e competências centrais nas áreas de saúde e agricultura. Desenvolvem novas moléculas para a utilização em produtos inovadores e soluções para melhorar a saúde das pessoas, animais e plantas. As atividades de pesquisa e desenvolvimento são baseadas na profunda compreensão dos processos bioquímicos que ocorrem nos organismos vivos.

Normas de segurança:
– Idade mínima: 18 anos.
– Os visitantes devem usar calças compridas, calçados fechados e blusa de manga.
– Os EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) necessários, durante a visita, são fornecidos pela Bayer.
– Não é permitida a utilização de aparelhos eletrônicos (telefones celulares, máquinas fotográficas, filmadoras, gravadores, fone de ouvido etc) dentro do Complexo Industrial, por motivos de segurança.
– Os visitantes devem portar documento de identidade e CPF.

ATENÇÃO: As inscrições para a visita a Bayer serão encerradas no dia 18 de agosto!


Vale Encantado

Ministrada por: Leo Adler e Tito Cals

Data: terça-feira após o evento (29/08), às 08h30

Ponto de encontro: a ser definido

Vestuário: calça comprida e sapato fechado

Descrição: O Vale Encantado é uma comunidade composta por 114 habitantes em 27 casas. O acesso é realizado pela Estrada do Soberbo ou pela Estrada da Paz, onde transporte público é inexistente. A comunidade se sustentava através da exploração de granito até a proibição desta atividade, quando muitos moradores deixaram suas casas. Nesta situação, os que ficaram encontraram no turismo ecológico uma alternativa, e a partir disso diversas portas se abriram. Firmaram parcerias com instituições nacionais e internacionais, e hoje o Vale Encantado está no caminho de ser um modelo de sustentabilidade. A comunidade possui dois biodigestores, um biodigestor de concreto armado para tratar restos de comida do restaurante da cooperativa local e um biossistema integrado, composto por biodigestor de alvenaria de tijolos e zona de raízes, para tratar o esgoto da comunidade. Será servido almoço vegetariano no restaurante, que possui culinária própria baseada no aproveitamento de alimentos locais.

ATENÇÃO: Para a visita ao Vale Encantado, será cobrado o valor do almoço antecipadamente, no valor de R$ 35,00