As visitas técnicas ocorrem na semana seguinte ao evento, com ponto de encontro na UFRJ 

INSCRICÕES PARA AS VISITAS TÉCNICAS AQUI!

 

ETE Deodoro

A concessionária Zona Oeste Mais Saneamento é a empresa responsável pelos serviços de esgotamento sanitário da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro e atua em 22 bairros, situados na Área de Planejamento 5, que corresponde a 48% de todo o território municipal. Sua atuação consiste na operação e manutenção do sistema de coleta e tratamento do esgoto doméstico, tendo como meta principal a ampliação da oferta de serviços, por meio do investimento na implantação de redes coletoras, coletores-tronco e estações de tratamento. A concessionária realiza também a gestão comercial da água e do esgoto, que inclui a leitura e emissão de contas, ações de vistoria para regularização das instalações e verificação de uso regular de água, entre outras.

SOBRE A VISITA: As atividades se iniciam com uma apresentação da empresa e todo o sistema de tratamento de esgoto que é feito com a tecnologia Nereda, seguida da visita em campo para ver todas as etapas do processo.

VESTUÁRIO OBRIGATÓRIO: Calça comprida e sapato fechado.

DATA: Terça-feira, 28 de agosto.

HORÁRIOS: Chegada: 09h30 / Saída: 11h30

PONTO DE ENCONTRO: Entrada do bloco A do CT, em frente à banca de jornal.


CTR NOVA IGUAÇU

A primeira Central de Tratamento de Resíduos (CTR) licenciada no Estado do Rio de Janeiro é modelo de referência em tratamento de resíduos e trata os resíduos de 5 bairros da Baixada Fluminense, além de grandes geradores, com capacidade de 5000 toneladas de resíduos diárias. A CTR Nova Iguaçu é também a primeira do mundo a ter um projeto de mitigação de gases de efeito estufa e venda de crédito de carbono aprovado através do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), da ONU. É composta por:

  • Aterro sanitário bioenergético;
  • Unidade de tratamento de biogás;
  • Unidade de tratamento de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS);
  • Unidade de beneficiamento de Resíduos de Construção Civil (RCC);
  • Estação de tratamento de Efluentes (ETE);
  • Laboratório;
  • Viveiro de Mudas.

SOBRE A VISITA: A visita guiada, tem o objetivo de apresentar a empresa como um todo.

VESTUÁRIO OBRIGATÓRIO: Calça comprida, sapatos fechados e camisa com mangas.

DATA: Quarta-feira, 29 de agosto.

HORÁRIOS: Chegada: 09h00 / Saída: 11h00

PONTO DE ENCONTRO: Entrada do bloco A do CT, em frente à banca de jornal.

OBSERVAÇÕES: Em dias chuvosos, a visita é cancelada! Só é permitido tirar fotos dentro do auditório ou no viveiro de mudas.


HORTA COMUNITÁRIA + REFLORESTAMENTO

Uma porção da APA do Morro do Cachambi, situado no bairro Jardim Sulacap (Zona Oeste – RJ) tem sido reflorestada por ação voluntária de seus moradores, desde 1997. A região foi contemplada pelo projeto Mutirão Reflorestamento da prefeitura do Rio de Janeiro, em 2005/2006, que posteriormente continuou ocorrendo em outras porções do Morro. Os moradores têm acompanhado a área com diversas iniciativas desde plantios, enriquecimentos, agrofloresta, à produção das mudas e composteiras. Em 2014, o fundador desta iniciativa Sr. Eduardo Carvalho faleceu, e as ações voluntárias que ocorriam em mutirões e caminhadas ecológicas, foram interrompidas. Até 2017 apenas dois antigos voluntários fizeram a manutenção da área reflorestada, quando a pesquisa DOSSEL retomou as visitações na APA do Morro do Cachambi. “DOSSEL” é o acrônimo “Despertando Olhares Sensíveis, Ecológicos e Lúdicos”. Tal pesquisa pretende desenvolver uma trilha interpretativa que integre Artes, Tecnologia e Natureza para sensibilizar os moradores sobre a importância do Patrimônio Natural do bairro. Uma outra iniciativa dos moradores é a Horta Comunitária Quincas Borba, que ocorre na praça Quincas Borbas, fundada por Emilson Santos em 2015. O projeto ao longo de três anos recuperou esta área verde, anteriormente abandonada, tornando-a produtiva não só de alimentos como de cidadania, confiança e solidariedade.

SOBRE A VISITA: Conhecer o projeto de recuperação ambiental na APA do Morro do Cachambi, e a Horta Comunitária da Praça Quincas Borba.

VESTUÁRIO OBRIGATÓRIO: Calça comprida, tênis e camisa com mangas.

OBSERVAÇÕES: Trazer garrafa de água para alto consumo e capas, em caso de chuva.

DATA: Sexta-feira, 31 de agosto.

HORÁRIOS: Chegada: 08h30 / Saída: 11h30

PONTO DE ENCONTRO: Entrada do bloco A do CT, em frente à banca de jornal.