A capacitação é essencial para a mudança, tendo isso em vista a Ambientável sempre busca trazer assuntos atuais para serem ensinados ao longo da semana. Dessa forma, os minicursos atuam como forma de focar na aprendizagem de ferramentas importantes para análises ambientais.
Para ganhar certificado é obrigatória a inscrição no evento e no minicurso, além de atender pelo menos 60% das atividades propostas.
Instrutor: Wagner Lima – Engenheiro Ambiental pela UFRJ, mestrando em Otimização no Programa de Eng. de Sistemas e Computação – COPPE/UFRJ e analista pleno na Águas do Rio.
Carga horária: 6h
Local: D-104C
Ementa: O minicurso tem como objetivos ensinar e demonstrar os passos básicos na linguagem de programação Python, para utilizá-la como ferramenta na análise de dados voltados para saneamento. Ele será dividido em três dias: Introdução a Python; Introdução a Pandas (biblioteca utilizada para leitura, manipulação e visualização de dados); e Aplicações, onde resolveremos problemas voltados para análise de dados em saneamento.
Instrutora: Isabela Angelloti – Engenheira Ambiental e Agrícola pela UFF e trabalha há 6 anos com controle de emissões atmosféricas no Instituto Estadual do Ambiente no Rio de Janeiro.
Carga horária: 2h
Ementa: Vamos conversar sobre aspectos de vulnerabilidade social associados à poluição atmosférica e a atuação do órgão ambiental pela qualidade do ar no estado do Rio de Janeiro.
Instrutoras: Elana Andrade – Graduanda de Engenharia Ambiental da UFRJ e estagiária na área de geoprocessamento e levantamento de dados na CEDAE | Domenique Silva – Graduanda de Engenharia Ambiental da UFRJ e monitora da disciplina da Graduação de Sist. de Inform. Georeferenciamento.
Carga horária: 5h
Local: D-104A
Ementa: O minicurso apresentará algumas análises de geoprocessamento no software ArcGIS PRO, com o objetivo de executar estudos ambientais.
Local: D-114
Integrantes:
MUDA – Multirão de Agroecologia, Grupo que desenvolve atividades de Extensão, Ensino e Pesquisa em Agroecologia e Permacultura pela UFRJ.
QADE – Questão Agrária em Debate, é um projeto que articula Extensão, Ensino e Pesquisa.
Local: Hall do Bloco A
Integrantes:
TecSARA – Tecnologia Social em Assentamentos de Reforma Agrária, grupo que busca contribuir com a promoção da reforma agrária popular, em parceria com assentados do MST, por meio de assessorias técnicas e o desenvolvimento de tecnologias sociais, com foco em saneamento ecológico.
Local: Hall do Bloco A
Integrante:
Luis Marques – Mais conhecido como Luis do Charme, é coreografo, dançarino e compositor Oriundo do Soul Music, um dos pioneiros da dança Charme no Rio de Janeiro.