PROGRAMAÇÃO DO DIA 21/08 – SANEAMENTO

 

8h – 9h: MESA DE ABERTURA

MEDIADORA: Samara Nogueira – Graduanda de Engenharia Ambiental da UFRJ e Coordenadora da Programação da XIII UFRJ Ambientável

PALESTRANTES:

  • Professora Claudia Morgado – Diretora da Escola Politécnica (2018-2022), Doutora em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ, 1994), Engenheira de Segurança (UFF, 1996), Engenheira Civil (Poli-UFRJ, 1987), Coordenadora da implantação do Programa de Engenharia Ambiental da UFRJ (2007-2011), Coordenadora da Comissão de Meio Ambiente do CREA-RJ (2009).
  • Professora Monica Pertel –  D.Sc. Engenharia Civil, Professora do Drhima e coordenadora do curso de Engenharia Ambiental da UFRJ.
  • Prof. Watanabe – Engenheiro Eletrônico pela Poli (antiga Escola de Engenharia); Mestre pela COPPE/Programa de Engenharia Elétrica; Doutor em Engenharia pelo Tokyo Institute of Technology; Professor Titular do Programa de Engenharia Elétrica; atua nas áreas de Eletrônica de Potência aplicado a sistemas de energia elétrica: fontes renováveis (solar, eólica), qualidade de energia elétrica, transmissão em corrente contínua, etc; Membro da Academia Nacional de Engenharia e da Academia Brasileira de Ciências.
  • Maria Carolina – Graduanda de Engenharia Ambiental da UFRJ e representante do Grêmio Estudantil do curso (GAEA).

9h – 11h:  MESA REDONDA – INTRODUZINDO OS 17 ODS

MEDIADOR: Professora Monica Pertel –  D.Sc. Engenharia Civil, Professora do Drhima e coordenadora do curso de Engenharia Ambiental da UFRJ.

PALESTRANTES:

  • Cristina Pinheiro –  Formada em Recursos Humanos, Pós-graduada em Marketing. Consultora do Instituto Arcádia, Coordenadora Estadual dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (MNODS/Pacto ONU), Capacitada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)- Agência da ONU no Brasil agenda – ODM.
  • Tatiana Araujo –  Bióloga formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado em Ecologia pela mesma universidade. Assessora de Projetos Institucionais do Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) desde 2016, onde coordena projetos nos temas: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Eficiência Energética em Edificações, Cidades, e outros.
  • Haroldo Lemos –  Engenheiro Mecânico pela PUC Rio, 1964 e Mestre em Engenharia Sanitária, pela Universidade Tecnológica de Delft, Holanda, 1973. É Presidente da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro – SEAERJ, Presidente do Conselho Técnico da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, Presidente do Comitê Brasileiro de Normalização, e professor e coordenador de MBAs na Fundação Getúlio Vargas – FGV.
  • Mauro Pereira –  Diretor executivo da Defensores do planeta; Formado em biologia na UFRRJ; Pós – graduado em Gestão  e controle ambiental pela UGF; Mestre em ecotoxicologia pela Universidade Paris Diderot – França; Parte do GT sobre ODS da sociedade civil no ECOSOC/ONU; Parte do Lacemos sociedade civil na ONU MEIO AMBIENTE; Coordenador do projeto Elo Oeste ODS no Rio e Buenos Aires; Grupo de ONGs da América do sul para a agenda ODS; Representante do Brasil no projeto embajadores ciudadanos – América latina – Agenda 2030; Correspondente do Indy Media França para Agenda ODS na América do Sul.

ODS ABORDADOS: Todos os 17 ODS.

Untitled-1 - Copia


11h – 12h: PALESTRA – PRÊMIO FIRJAN DE AÇÃO AMBIENTAL

MEDIADORA: Lidia Aguiar – Bióloga, Mestre em Engenharia Ambiental, Analista Ambiental da Firjan, atualmente, coordena o Prêmio Firjan de Ação Ambiental.

PALESTRANTES:

  • Caso vencedor: Mitigação de Gases de Efeito Estufa com a implementação do Sistema de Gestão de Energia ISO 50001 na Ternium Brasil.
    • Marcos Antônio – Engenheiro de Produção, pós graduado em gestão da qualidade e produtividade – especialista de aciaria – especialista de eficiência energética com ênfase em sistema de gestão de energia.
  • Caso vencedor: New Steel – Tecnologia na área de mineração na categoria Gestão de Água e Efluentes.

ODS ABORDADOS:

  • ODS 6 –  Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos;
  • ODS 13 – Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.

 6 água e saneamento13 mudança do clima


 

13h – 15h: MESA REDONDA – O PANORAMA DE RESÍDUOS SÓLIDOS

MEDIADORA: Elen Vasques Pacheco – Responsável pelo Laboratório Nerdes (IMA/UFRJ). Possui graduação em Engenharia Química (1986) e em Química Industrial (1989) pela Universidade Federal Fluminense (1989), mestrado (1993) e doutorado em Ciência e Tecnologia de Polímeros (1999) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fez um Pós-Doutorado no Lawrence Berkeley National Laboratory, Estados Unidos (2007/2008), na área de Gerenciamento Ambiental. Atualmente é Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de tratamento de resíduos sólidos poliméricos. Atua principalmente nos seguintes temas: reciclagem de plástico e borracha, impacto ambiental, gerenciamento de resíduos, coleta seletiva, avaliação do ciclo de vida e logística reversa.

PALESTRANTES:

  • Lúcia Helena Xavier – Doutora em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ, pós-doutora em Engenharia de Computação pela USP, pesquisadora titular do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM)/Ministério de Ciência e Tecnologia, atua na área de mineração urbana, economia circular e logística reversa de equipamentos eletroeletrônicos.
  • Fernando Altino Rodrigues – Engenheiro Químico de formação (UERJ 1986) fez Mestrado e Doutorado na área ambiental (COPPE/UFRJ 2006). Atuou 17 anos na Indústria Química (Bayer S/A) tendo exercido funções na área industrial (Produção Química e Farmoquímica) e na Gestão Ambiental. É Professor do Instituto de Química da UERJ desde 1992. Exerceu um cargo de direção e atualmente, exerce um cargo de assessor do Reitor e coordenador do CEMAI nesta unidade acadêmica. Desde 2002 atua nas empresas do GRUPO INTERAÇÃO – Interação Ambiental, Interação Resíduos e Interação Beneficiamento. Tem experiência nas áreas de Engenharia de Produção, Química e Engenharia Química, com ênfase em Meio Ambiente. Na área ambiental, atua, principalmente, nos seguintes temas: Gestão, Auditorias, Licenças, Emergências, Resíduos, Efluentes e Emissões Atmosféricas.
  • Gabriela Breia – Engenheira química com Mestrado em Química Ambiental.

ODS ABORDADO: ODS 12 – Assegurar padrões de consumo e produção responsáveis e sustentáveis.

12 consumo consciente