PROGRAMAÇÃO DO DIA 22/08 – RECURSOS HÍDRICOS

9h – 11h: MESA REDONDA – GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS

MEDIADOR: Prof. Isaac Volschan – Professor Titular do Depto. de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Escola Politécnica da UFRJ. Atua nos cursos de Graduação e Pós-graduação em Engenharia Civil e Engenharia Ambiental  e é Coordenador do Curso de Especialização em Engenharia Sanitária e do Centro Experimental de Saneamento Ambiental da UFRJ. Coordenador de projetos de pesquisa no âmbito de programas da FINEP, CNPq, CAPES, FAPERJ. Consultor da Fundação COPPETEC e de outras entidades para estudos e projetos de engenharia aplicados ao saneamento ambiental urbano. Membro do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental.

PALESTRANTES:

• Marcos Freitas – Atualmente é professor do Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ e Coordenador Executivo do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (IVIG/COPPE/UFRJ). Membro do IPCC – Grupo III – em Energias Renováveis; Coordenador da Subrede de Energias Renováveis da Rede Clima/MCTIC, membro do Conselho Técnico do Fundo Amazônia – CTFA. Diretor da Sociedade Brasileira de Planejamento Energético.
  • Paulo Diniz – Engenheiro Civil, formado pela UFRJ; Mestrado em Planejamento Energético e Ambiental pelo PPE-COPPE/UFRJ MBA-PUC/RJ – IAG Escola de Negócios. Atuou como pesquisador na COPPE/UFRJ de 1997 a 2000 e  Engenheiro de Recursos Hídricos do ONS desde 2000.
  • Paulo Canedo – Engenheiro Civil pela Escola Politécnica da UFRJ. Especialização em Hidráulica e Saneamento (UFRJ). M.Sc. em Hidrologia na COPPE / UFRJ. Ph.D. em Ciências do Meio Ambiente/Hidrologia, na Lancaster University/Inglaterra. Fundou o Laboratório de Hidrologia da Coppe, Foi membro da Associação Brasileira de Recursos Hídricos – ABRH, onde ocupou a vice-presidência e a presidência da instituição, época em que também exerceu, por uma década, a função de Editor da Revista Brasileira de Engenharia – RBE.

ODS ABORDADO: ODS 6 – Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.

6 água e saneamento

11h – 12h: PALESTRA – AQUAFLUXUS

PALESTRANTE: Matheus Martins de Souza – em breve.

ODS ABORDADO: ODS 6 – Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.

6 água e saneamento

13h – 15h: MESA REDONDA – UM OLHAR SOBRE MARES E OCEANOS

MEDIADOR: Prof. Afonso Paiva – Possui doutorado em Oceanografia física pela Rosenstiel School of Marine and Atmospheric Sciences da Universidade de Miami, mestrado em Engenharia Oceânica pela UFRJ e bacharelado em Oceanografia pela UERJ. Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Área de Engenharia Costeira e Oceanográfica do Programa de Engenharia Oceânica da COPPE e no Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica. Desenvolve pesquisas nas áreas de Oceanografia Física e de Meio Ambiente, com ênfase em dinâmica de escoamentos geofísicos, processos termodinâmicos nos oceanos e interação oceano-atmosfera, modelagem oceânica em meso e larga escalas e variabilidade climática nos oceanos.

PALESTRANTES:

• Prof. Bruno Meurer  – Projeto Tartarugas Marinhas; Mestrado em Ciências do Mar pela Universidade Santa Úrsula e Doutorado em Ecologia pela UERJ; Coordenador do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Santa Úrsula; Responsável pelo Laboratório de Ecologia Marinha da Universidade Santa Úrsula.
  • Luthiene Dalanhese – Doutoranda em Geofísica, Mestre em Engenharia de Biossistemas com ênfase em Meteorologia e Mudanças climáticas, graduada em biologia. Além de fazer parte do laboratório Observatório Oceanográfico da UFF, atua na educação para o ensino médio e graduação, na área de ciências biológicas.

ODS ABORDADO: ODS 14 – usos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

14 vida debaixo dagua