PROGRAMAÇÃO DO DIA 24/08 – BIOMAS E FLORESTAS

 

9h – 11h: MESA REDONDA – PANORAMA DE BIOMAS E FLORESTAS

MEDIADOR: Prof. Reinaldo Bozelli – Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos e Instituto Max-Planck de Limnologia, Alemanha.  Atualmente é Prof. Titular do Departamento de Ecologia da UFRJ. Foi secretário da Associação Brasileira de Limnologia (1997-99) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFRJ. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: limnologia geral, plâncton, recuperação de ambientes aquáticos. Coordena projetos de pesquisa, monitoramento e recuperação de ambientes aquáticos na Amazônia e região costeira Norte-Fluminense.

PALESTRANTES:

  • Rafaela Campostrini Forzza – Reflora: avanços para o conhecimento e conservação da flora brasileira. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo e doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) também pela Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisadora do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, curadora do herbário RB, coordenadora dos projetos Reflora-JBRJ, Contribuições do JBRJ para a implementação do SiBBr e Flora do Brasil Monografada 2020, além de contribuir ativamente com o Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade do ICMBio. É membro do Conselho Superior da FAPERJ.
  • Maria Fernanda Quintela – em breve.
  • Mariana M. Vale – Atualmente Mariana Vale é Professora Adjunto IV e Chefe do Departamento de Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui pós-doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), doutorado em Ecologia pela Duke University, mestrado em Biologia da Conservação pela Columbia University e graduação em Ciências Biológicas pela UFRJ. É credenciada nos Programas de Pós-Graduação em Ecologia da UFRJ e da UERJ. É Coordenadora da sub-rede de Biodiversidade e Ecossistemas da RedeCLIMA/MCTI, membro do Conselho Gestor do INCT em Ecologia, Evolução e Conservação, pesquisadora associada no Laboratorio Internacional en Cambio Global (LincGlobal) e autora no Sixth Assessment Report (Climate Change 2021) do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). Foi Presidente e atualmente é Secretária da Seção da América Latina e Caribe da Society for Conservation Biology, Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Biogeografia da Conservação, atuando principalmente nos seguintes temas: distribuição e conservação de espécies, padrões de diversidade em escala geográfica, mudanças climáticas, aves, mamíferos, Mata Atlântica e Amazônia.
  • Carlos Schaeffer – Graduou-se em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa, com mestrado em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa e PhD em Soil Science pela University of Reading, Inglaterra. Realizou Pós-Doutoramentos em Mineralogia e Química de solos e Ecologia de solos da Amazônia e Antártica, nas Universidades de Londres, Western Austrália e Cambridge. Professor Titular da Universidade Federal de Viçosa, ministrando cursos na área de Pedologia, Geomorfologia e Ecologia da paisagem.Foi indicado por seu departamento para receber a Medalha de Mérito em Pesquisa P.H. ROLFS. Coordenador do Projeto de Estudos de Criossolos da Antártica desde 2002.

ODS ABORDADOS:

  • ODS 13 – Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos;
  • ODS 15 – Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

13 mudança do clima 15 vida sobre a terra


11h – 12h: MESA REDONDA: AGRIGULTURA SUSTENTÁVEL

MEDIADOR: a confirmar

PALESTRANTES:

  • Projeto de Extensão em Agroecologia Capim Limão – O projeto foi criado no ano de 2006, por estudantes do curso de Ciências Biológicas da UFRJ com intuito de se realizar atividades e experimentos relacionados à temática da agroecologia e educação ambiental. O grupo possui o Laboratório Vivo de Experimentações do Projeto Capim Limão, denominado “Ocupação Verde”, onde são praticadas algumas das atividades do projeto. Outras atividades agroecológicas são realizadas em parceria com outros projetos, escolas, ONG’s, associações e empresas. Orgulhosamente o Projeto Capim Limão fez e fará parte de muitas histórias de sucesso que ajudam na construção de uma sociedade eco-socialmente sustentável e mais justa para todos. Transformando sonhos em realidade, seguimos como polinizadores dos saberes agroecológicos. Crescendo, compartilhando ideias e buscando apoio na ciência acadêmica e tradicional.
  • Projeto de Extensão Muda Maré – O projeto de extensão Muda Maré, criado em 2011 por iniciativa de alunas da Biologia tem o objetivo de trabalhar temas relacionados à educação ambiental e agricultura urbana, e ampliar os dispositivos sustentáveis de mudança territorial de acordo com a conjuntura local, além de introduzir a educação ambiental como tema interdisciplinar através de aulas, oficinas, mutirões e intervenções no complexo de favelas da Maré.
  • Projeto de Extensão MUDA – A intenção do grupo é testar e disseminar soluções harmônicas para a vida urbana e rural a partir dos conceitos agroecologia, permacultura e tecnologias sociais, possibilitando a geração de renda, a solução de problemáticas ambientais locais, a melhoria da saúde individual e coletiva, além de promover a aproximação entre campo e cidade. São buscadas, desde então, soluções baseadas na ética e nos princípios da Permacultura e da Agroecologia, de modo a favorecer a consolidação de culturas sustentáveis num contexto de urbanização e preservação da natureza.

ODS ABORDADOS: ODS 2 – Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

2 fome zero


 

13h – 15h: MESA DE ENCERRAMENTO: REUNIÃO DE EX-ALUNOS

MEDIADOR: Profª Ana Beatriz Gonzaga – Professora Adjunta do Departamento de Estruturas/Escola Politécnica/UFRJ; Pesquisadora do Programa de Engenharia Civil da COPPE/UFRJ; ex-aluna da Engenharia Ambiental da UFRJ.

PALESTRANTES:

  • Tomás Bredariol – Engenheiro Ambiental e Mestre em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento / atua como analista ambiental do IBAMA no licenciamento de projetos de produção de petróleo e gás há cinco anos.
  • Rodrigo Takahashi – Engenheiro Ambiental pela UFRJ. MBA em Gestão de Negócios Sustentáveis pela UFF. Especialização em Eng. de Segurança do Trabalho pela USP. Estagiou no IBAM e Abengoa Brasil, de 2008 a 2011. Trabalhou como engenheiro ambiental na Abengoa Brasil de 2011 a 2013, na Companhia do Metropolitano de São Paulo de 2013 a 2016 e na Eletrobras Furnas de 2016 até hoje.
  • Luíza Franca – Engenharia Ambiental pela UFRJ e Mestre pelo Programa de Engenharia de Transporte da COPPE/UFRJ. Possui experiência profissional com atuação na empresa Clean Ambiental, que presta serviços de coleta de resíduo extraordinário, como analista de qualidade, sendo responsável pela reestruturação logística do serviço de coleta de resíduos, de forma a otimizá-lo, além de atuar na área de qualidade e meio ambiente. Além disso, desempenhou dois estágios: na Petrobras, no setor de Meio Ambiente (GE-CORP/SMES/MA) da Diretoria de SMES da área de Gás e Energia; e no Instituto Estadual do Ambiente (INEA), na Diretoria de Recuperação Ambiental (DIRAM). Atualmente exerce atividade de docência no Centro Universitário Celso Lisboa, ministrando aulas para o curso de graduação em Engenharia Ambiental, além de ser doutoranda do Programa de Engenharia Química do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (PEQ/COPPE).
  • Lenina Suhett – Engenheira Ambiental pela UFRJ / Especialização em Engenharia de Segurança – UFRJ; trabalha há mais de 10 anos na Ipiranga Produtos de Petróleo, na área de Segurança e Meio Ambiente.