Palestras

Programação Palestras


Terça-feira, 22/08

Mesa Redonda: Meio Ambiente, Tecnologia e Sociedade

Horário: 09h30

Palestrantes: Alan Tygel (PPGI/EITA/Soltec), Felipe Addor (Nides) e Saulo Ribeiro Silos (Litro de Luz)

Descrição: A ideia de um modelo único de desenvolvimento tecnológico precisa ser contraposta a partir da valorização do contexto e da cultura locais, que devem ser incluídas no quadro de referência do processo de construção das tecnologias. A partir da defesa dos conceitos de Tecnologia Social e Extensão Universitária, traremos reflexões sobre como podemos pensar em um novo modelo de desenvolvimento tecnológico endógeno, que valorize o conhecimento popular e a realidade local, e sirva para melhoria das condições de vida da nossa população.


Cine GAEA: Documentário CicloVida (2010)

Horário: 11h

Descrição: Ciclovida é um documentário narrativo que segue um grupo de campesinos sem terra numa viagem atravessando o continente da América do Sul de bicicleta, na campanha de resgate das sementes naturais. Os viajantes documentam a dominação dos agrocombustíveis no campo e o deslocamento de milhões de pequenos agricultores e comunidades indígenas. Cultivos e matas nativas estão sendo substituídos por desertos verdes de monoculturas transgênicas onde nada mais, planta ou animal, pode sobreviver aos agrotóxicos.


Palestra: Projeto Ciclogaia – Uma jornada de aprendizados

Horário: 13h

Palestrantes: Débora Ferrari e Guilherme Rubio (CicloGaia)

Descrição: Um casal viajando em uma bicicleta do interior de São Paulo até o Uruguai, em busca de vivências e aprendizados a respeito de agroecologia, alimentação, permacultura, educação e espiritualidade. Após 8 meses na estrada, as experiências mostraram-se ainda mais profundas e transformadoras do que jamais poderia ser previsto em qualquer planejamento de viagem.

 



Quarta-feira, 23/08

Mesa Redonda: Tecnologias e ações para mitigação de GEE no transporte

Horário: 09h

Palestrantes: Daniel Schmitz (LTC), Paulo Emílio de Miranda (Ônibus de H2), Richard M. Stephan (MagLev) e Tássia Faria de Assis (LTC).

Descrição: Serão discutidas novas alternativas para o setor de Transportes Terrestres que visam a redução dos danos ao Meio Ambiente, maior eficiência energética e viabilidade econômica, com foco na redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).


Mesa Redonda: Prêmio Firjan de Ação Ambiental

Horário: 10h30

Palestrantes: Lídia Vaz Aguiar (Firjan), Liliane Prohmann (Action Tratamento de Resíduos) e Alan Henrique Marques de Abreu (Cedae)

Descrição: O Prêmio FIRJAN de Ação Ambiental é uma iniciativa que reconhece e destaca as ações bem sucedidas do setor empresarial em prol do desenvolvimento sustentável, conciliando as atividades produtivas com a proteção ambiental, o equilíbrio econômico e o bem-estar social.


Palestra: Smart Cities – Laguna (vídeo)

Horário: 13h

Descrição: Iniciadas em 2015, as obras estão avançadas! O Projeto contempla duas etapas, a primeira com 1.808 lotes está prevista para dezembro de 2017 e a segunda com 5.257 lotes deverá ser finalizada até 2021. O empreendimento conta com aproximadamente 2.400 lotes destinados a construção de casas em suas duas etapas. Nessa perspectiva acreditamos que nos próximos dois anos após sua entrega o desenvolvimento habitacional estará em ritmo acelerado. Entre inúmeros implementos, o maior diferencial será o aplicativo que está sendo desenvolvido na Inglaterra, e já conta com a plataforma de base pronta para os primeiros testes. Além do expressivo déficit habitacional da região, Croatá está localizada em São Gonçalo do Amarante (CE), a apenas 55 quilômetros de Fortaleza, ao longo da BR-222, importante via comercial e industrial do estado do Ceará. A estratégica localização da primeira Smart City Social do mundo visa o benefício do alto potencial de valorização e desenvolvimento econômico da região, e o Cinturão Digital presente no município, base de sua plataforma tecnológica, que proporcionará acesso à internet com maior facilidade e qualidade aos moradores. Vale ressaltar que a região foi apontada como um das mais promissoras do mundo pela revista britânica The Economist, periódico voltado a grandes investidores globais.

 



Quinta-feira, 24/08

Mesa Redonda: Construção Sustentável

Horário: 09h

Palestrantes: Fernando Minto (MateriaBase), Lourdes Zunino Rosa (IVIG) e Mario Seixas (Bambutec/PUC-RIO)

Descrição: Serão apresentados processos produtivos envolvendo bambu, fibras vegetais e biomateriais, aplicados ao design de estruturas, tecnologias de construção sustentáveis e demais técnicas de baixo impacto ambiental.


Palestra: Vulnerabilidade dos Recursos Hídricos da Amazônia às Mudanças Climáticas

Horário: 10h20

Palestrantes: Marcos Aurélio de Freitas (IVIG)


Mesa Redonda: Aplicações de Geotecnologia na Área Ambiental

Horário: 11h

Palestrantes: Elisa Esteves (PEA) e Otto Rotunno (PEC)


Palestra: Quando a sustentabilidade é uma premissa obrigatória de projeto: a reconstrução da Estação Antártica Comandante Ferraz

Horário: 13h

Palestrantes: Cristina Engel de Alvarez (Estação Antártica)

Descrição: A importância das atividades na Antártica. Caracterização do ambiente. O conceito de sustentabilidade. Breve histórico das construções na Antártica: os tempos históricos, os tempos tecnológicos e os tempos ambientais. Exemplos de Estações dos “tempos ambientais” (Inglaterra, Índia, Bélgica, EUA, Alemanha). A Estação Antártica Comandante Ferraz (Brasil). Breve histórico – de 1984 até o incêndio de 2012. A “descontrução” de Ferraz. O projeto de reconstrução. Situação atual e perspectivas.



Sexta-feira, 25/08

Palestra: Logística Reversa e Urban mining: criando cadeias produtivas sustentáveis

Horário: 09h

Palestrantes: Lúcia Helena Xavier (CETEM)

Descrição: A logística reversa é um instrumento regulamentado no Brasil e que tem possibilitado a formação e consolidação de novas cadeias produtivas. Uma dessas cadeias tem ganhado importância a partir do conceito de Urban mining (Mineração urbana) e consiste na reinserção de resíduos, enquanto matéria-prima secundária, em diferentes setores produtivos. Neste contexto, serão apresentados alguns dos principais estudos de caso no país e internacionais.


Mesa Redonda: Ex-Alunos da Engenharia Ambiental

Horário: 10h

Palestrantes: Ana Beatriz Gonzaga (DES/UFRJ), Livia Freitas (Ipiranga), Luiz Augusto (IBAMA), Rodrigo Amado (COPPE/Universo), Rodrigo Takarashi (Furnas) e Thalis Amaral (Optimus Energias Renováveis)

Descrição: A palestra de ex-alunos do curso sempre traz a experiência dos graduados em suas diversas áreas de trabalho.