Oficinas

A inscrição nas oficinas será feita no credenciamento, durante a semana do evento.

Oficinas do XII UFRJ Ambientável!


Gestão de Resíduos pela Compostagem

WP_20160711_15_09_15_Pro.jpg

[AINDA HÁ VAGAS]

Data: sexta, 25/08, 13h

A compostagem é um processo controlado de decomposição de matéria orgânica que pode ser entendida como um processo de reciclagem da matéria orgânica! É uma opção de tratamento descentralizado que estabiliza os substratos orgânicos, elimina patógenos, reduz a poluição em diversos aspectos diretos e indiretos e produz um material que pode ser usado na agricultura e na recuperação de áreas degradadas: o composto orgânico. A oficina abordará alguns aspectos conceituais sobre a compostagem e apresentará na prática como fazer um minhocário caseiro e como participar de todas as etapas da compostagem comunitária realizada com resíduos do CT, no LaVAPer – Laboratório Vivo de Agroecologia e Permacultura, podendo ao fim da oficina levar de brinde um produto da compostagem.


Agricultura Urbana

IMG-20170214-WA0016.jpg

[AINDA HÁ VAGAS]

Data: sexta, 25/08, 13h

A agricultura urbana tem despertado cada vez mais interesse dos cidadãos, por perceber que a prática agrícola baseada na agroecologia, no meio urbano, traz diversos benefícios (desde de a economia na compra de alimentos, à recuperação de áreas degradadas, fornecimento de alimentos frescos, proteção da biodiversidade e lazer) tanto para os indivíduos envolvidos quanto para toda vizinhança. A oficina tem o objetivo de mostrar aos participantes como é possível produzir alimentos em pequenos espaços com baixo custo, apresentando técnicas de preparo de substrato, construção de hortas suspensas, reprodução de mudas e tratos culturais.


Cosmética Naturalunnamed (3)

[AINDA HÁ VAGAS]
Data: sexta, 25/08, 13h
O Mercado VIVO, espaço de experimentação de novas formas de convívio, produção e consumo mais éticas e solidária por meio do compartilhamento e da troca,  oferecerá a Oficina de Cosmética Natural, onde serão preparados repelentes e desodorantes artesanais com ingredientes naturais. Traga sua embalagem higienizada para experimentar os produtos! A oficina irá acontecer na Feira Ambientável, que será montada durante o XII UFRJ Ambientável no hall do Bloco A do Centro de Tecnologia.

aulão de yoga copy



Projeto Citros – Enactus

[AINDA HÁ VAGAS]

Data: sexta, 25/08, 13h

Iniciado em meados de 2015, na comunidade de Vila Conquista, o Citros não surgiu como um projeto sólido, mas como uma equipe de reconhecimento da região. Essa área é caracterizada por ser habitada por uma população de baixa renda, com a presença de casas pobres e barracos, de um canal de esgoto a céu aberto contornando um lado do bairro, e pelo notável número de incidência de dengue, demandas que foram reconhecidas ainda cedo e que serviram de diretrizes para o que viria a ser o Citros. O projeto se consolidou no final do mesmo ano, unindo uma equipe de pesquisa existente, ligada a repelentes à base de citronela, ao grupo que desenvolvia seus trabalhos e já havia estabelecido contato ali. O Citros, que atualmente encontra-se em fase de desenvolvimento e implementação, já conta com 8 produtos distintos todos de eficiência comprovada experimentalmente. A partir desses produtos e de sua fórmula específica, a equipe está realizando a análise de custo, estudando a viabilidade econômica do negócio e o possível valor de mercado dos repelentes, além de buscar possíveis empreendedores para participarem na sua
produção e venda. Traga sua embalagem higienizada!


Reciclagem Artesanal de Papel – Schöpf

[AINDA HÁ VAGAS]

Data: sexta, 25/08, 13h

Schöpf, em alemão, quer dizer fazer/lograr/idealizar/conseguir. Papel é o material mais simples de se reciclar. Usando somente água e um liquidificador é possível criar novíssimas superfícies para fazer idéias fantásticas germinarem por aí. Vamos juntos transformar papel em polpa e experimentar as inúmeras possibilidades, usando temperos como capim limão e camomila. Ao final faremos bombas de semente usando polpa de papel e sementes de árvores nativas para sairmos reflorestando por aí. Uma atividade mão na massa para reciclar fibras naturais valiosas, transformando resíduos em experiências de aprendizado e reflexão sobre os tesouros que enterramos em lixões.


Oficina de Introdução a Manutenção de Computadores – LIpE

[AINDA HÁ VAGAS]

Data: sexta, 25/08, 13h

Descrição: Antes de pensar em Reciclar precisamos tentar Reparar para Reutilizar nossos computadores. O Laboratório de Informática para Educação (LIpE) irá realizar uma oficina prática de introdução a manutenção de computadores. Não é necessário conhecimento prévio. Será ensinada a desmontagem/montagem e formas de diagnóstico e solução de problemas simples. Além da parte de manutenção também iremos orientar sobre a instalação de Sistemas Operacionais mais leves que se adequam a máquinas antigas. Obs.: Se quiser traga seu próprio computador defeituoso ou sem uso.

Teto Verde – Enactus

[LOTADO]

Data: sexta, 25/08, 13h

Será apresentada uma tecnologia inovadora de telhados verdes e como ela está sendo aplicada no projeto Teto Verde na Enactus UFRJ. Será introduzido o assunto de telhados verdes e serão abordadas as diferentes técnicas do mercado, em seguida serão explicadas as características inovadoras da técnica utilizada. Posteriormente serão abordados os benefícios que os telhados verdes proporcionam e o potencial da técnica. Com o intuito de mostrar a aplicabilidade dessas coberturas vegetais serão apresentados os resultados obtidos pelo projeto TetoVerde.