Oficina_Minicurso - Site(1)

Cartografia social

CARGA HORÁRIA: 3H40min

Horário: Segunda (23/11) das 13hrs às 15:10hrs 

               Quarta (25/11) das 13hrs às 14:30hrs             

Palestrante: 

Fernando Severo

Educador popular por opção política e engenheiro por diploma. Tem “doutorado” em conversação e invenção de mundos com as pessoas mais interessantes do planeta e um título de mestre em engenharia de computação e sistemas pela COPPE/UFRJ. Ele também está engenheiro de telecomunicações na Petrobras, mas trabalha mesmo com facilitação ágil em projetos de engenharia e de responsabilidade social. Atualmente, é doutorando na linha de Informática e Sociedade pesquisando as relações entre a engenharia popular e a filosofia das macumbas cariocas e encantarias nordestinas. É membro da REPOS (Rede de Engenharia Popular Osvaldo Sevá).

Elena Veríssimo

Formada em Engenharia Ambiental pela UFRJ, mas ainda se sente mais aluna do que engenheira. Fez parte do programa de extensão SOLTEC (Núcleo de Solidariedade Técnica/UFRJ), do Centro Acadêmico de Engenharia (CAEng/UFRJ), além do Grêmio Estudantil de Engenharia Ambiental (GAEA/UFRJ). Já trabalhou em chão de fábrica, no setor de Segurança e Meio Ambiente e hoje segue a linha de pesquisa sobre Ensino em Engenharia, que é o que ama de verdade.

Descrição:

Engenheiros Ambientais aprendem, ao longo da graduação, a analisar e produzir mapas, cartas e afins. Os métodos tradicionais são velhos conhecidos nossos e nos passam a ideia de que só podemos seguir essa cartilha. No entanto, para quem produzimos os mapas? Para quê? Por que são importantes? Como influenciam a dinâmica do espaço retratado? Nesta oficina discutiremos algumas formas de cartografias possíveis, saindo um pouco do eixo comum. Trabalharemos em cima de discussões acerca dos elementos que compõem as cartografias e para que servem. Temos como principal ferramenta para isso a produção de uma “carta social”, que será produzida através de uma técnica com autorretratos.

Local:

Google Meets (o link será disponibilizado mais adiante)