• Participação nos minicursos só será permitida aos inscritos no evento
  • A inscição nos minicursos será feita na mesa de credenciamento a partir das 8 horas do dia 27/09, por ordem de chegada. Teremos vagas limitadas, então recomendamos que cheguem cedo.
  • Os minicursos não têm custo adicional.

1 (2)

“A permacultura apresenta princípios e ferramentas para o planejamento de ocupações humanas sustentáveis e desenvolvimento de uma cultura de sustentabilidade.”

O minicurso de 8 horas será ministrado pelos integrantes do Grupo MUDA – Mutirão de Agroecologia, responsáveis pelo Laboratório Vivo de Agroecologia e Permacultura – LaVAPer.​ No primeiro dia haverá uma abordagem teórica onde serão abordados os fundamentos da permacultura, explorando seus princípios, campos de atuação e técnicas. No segundo dia a atividade será prática sobre o tema Agroecologia, onde trabalharemos os princípios de manejo e implantação de sistemas agroflorestais. O terceiro dia será prática sobre bioconstrução, onde será abordado o uso de diversos materiais e técnicas. O quarto e ultimo dia será sobre compostagem, inicialmente haverá uma abordagem teórico-prática sobre algumas técnicas e em seguida uma prática que apresenta todos os estágios do processo de 3 meses em 2 horas. O minicurso espera introduzir o participante a uma cultura de sustentabilidade, a cultura da permanência, através do debate e de uma abordagem teórico-prática de algumas das principais técnicas usadas na Permacultura.

1

“O saneamento ecológico busca transformar resíduos em produtos e leva em consideração aspectos sociais, ambientais e econômicos no seu planejamento.”

O minicurso terá carga horária de 8 horas dividido em 4 dias

  • 1ª Parte teórica: das 15 às 17 horas de 27 a 30 de setembro – CT UFRJ – Fundão
  • 2ª Parte prática: às 8 horas: Visita técnica ao Vale Encantado (Opcional)
  • Custo Visita técnica:  R$15,00 ( c/ almoço incluído)

 No primeiro dia de curso serão apresentadas as tecnologias baseadas no saneamento ecológico e seu potencial para solucionar o problema de saneamento em favelas e comunidades isoladas. No segundo dia, será apresentado com detalhes o biodigestor, seus produtos e aplicações. A terceira aula, com duração de 8 horas, será uma prática de montagem do biodigestor de container IBC reciclado, gasômetro para armazenagem de biogás, filtro de limpeza de biogás e fogão de biogás. O quarto dia será sobre compostagem de resíduos sólidos orgânicos, inicialmente haverá uma abordagem teórico-prática sobre algumas técnicas e em seguida uma prática que apresenta todos os estágios do processo de 3 meses em 2 horas. O quinto dia (06/10) será uma visita técnica à comunidade do Vale Encantado, que possui um biodigestor de concreto armado para tratar restos de comida do restaurante da cooperativa local e um biossistema integrado, composto por biodigestor de alvenaria de tijolos e zona de raízes, para tratar o esgoto da comunidade. O minicurso será ministrado pelos representantes da Solar Cities no Brasil, uma rede global de capacitação, prática e inovação em biodigestores “faça-você-mesmo” (DIY!).

APOIO